Como Criar um Site | Guia Completo e Simples para Tótos
Criar um site de raiz poderá parecer um verdadeiro desafio, especialmente se não tem qualquer tipo de experiência no que toca esta área.
É preciso ter em conta, que se necessita de um site complexo o melhor será mesmo recorrer a um profissional que lhe tratará de construir o mesmo. Se procura algo mais simples, ou de pequena dimensão, poderá construi-lo você mesmo! Assim, deixamos um guia completo e simples, que permitirá qualquer um construir o seu próprio site, á sua medida.
1.Hosting
Quando estamos a criar um site, necessitamos de como que alugar um espaço para todo o conteúdo presente no mesmo, desde as páginas, fotografias, documentos e todos os outros recursos necessários.
Para isto, são utilizados servidores da web, que é onde o nosso site será “colocado”, o que permitirá a outros utilizadores poder aceder ao mesmo.
Se criarmos um ótimo site, com todas as características que desejamos, se ninguém tiver acesso ao mesmo, o trabalho não será visto, e por isso mesmo é que precisamos de recorrer ao web host.
Há vários tipos de host que podemos selecionar, desde os gratuitos aos pagos. Embora muitos designers de sites se dirijam os gratuitos, há algumas desvantagens, como menos espaço para o conteúdo, terá que incluir publicidade de outros produtos ou serviços, poderá ter restrições no que toca à largura das bandas laterais, por vezes terá também limitações relativas ao tipo de conteúdo que pode colocar num host gratuito, e por último por vezes os servidores de host gratuito exigem taxas de manutenção e de renovação, deixando assim de ser gratuitos.
2.Registar o Domínio
O domínio é o que as pessoas irão pesquisar no browser para chegar ao seu site. como por exemplo, bacus.pt. Este domínio irá ser a marca do seu site, e é muito relevante pois é ele que dá acesso ao seu site.
Os domínios normalmente têm um custo anual associado, e poderão ser obtidos em vários sites online. Existem até mesmo sítios onde poderemos tratar do hosting e do domínio, tornando assim o processo mais fácil e rápido.
3.Planeamento do Website
Uma tarefa muito importante a criação do website é de facto o planeamento do mesmo, onde terão que ser tomadas várias decisões importantes. Terá que ser decidido o tipo de site que precisamos, se queremos um site de noticias ou algo mais internacional, um site de vendas de produtos ou um site não lucrativo.
Cada tipo de site terá as suas diferenças no que toca à estruturação do mesmo. Um outro aspeto relevante é o design da navegação, ou seja, teremos que definir a maneira como os utilizadores do site irão movimentar-se ao longo do mesmo, isto irá afetar a maneira como a informação é estruturada e disposta ao longo do site.
A melhor solução será de facto planear antemão e criar um esquema do site. O mais importante será o conteúdo. A qualidade do site depende do conteúdo do mesmo, e é o aspeto mais importante para o sucesso da marca.
O conteúdo engloba tudo aquilo que é disponibilizado no site, deste texto, imagens, vídeos e muito mais. Antes de começar a preocupar-se com o design deverá ter bem claro a estratégia que pretende seguir no que toca ao conteúdo.
4.Designing e Construção do seu Site
Está será talvez a parte mais complexa no que toca a criação da sua página web. Para que o resultado final seja exatamente o que espera, terá que conhecer bem como quer que seja o aspeto final. É necessário que se aprenda HTML, que são os blocos de construção de uma página web. Uma ferramenta que poderá recorrer são editores de website que estão disponíveis online.
Estes irão ajudar neste processo de criação, onde poderá recorrer a temas já criados e escolher o que melhor se adequa a si e ao seu negócio.
5.Publicação do Site
Este passo passa por pegar nas páginas que foram criadas no passo 4 e aplicar o passo 1. Para realizar esta tarefa, poderá recorrer a ferramentas próprias que vem com serviço de host que escolheu, ou com um software próprio.
6.Promover o Site
Uma das maneiras mais desejáveis para promover o seu site é através de motores de otimização ou SEO, permitindo que o seu site seja encontrado por utilizadores que procuram certas informações, serviços ou produtos que se encontram disponíveis no seu site.
Ao criar o seu conteúdo terá que torná-lo o mais apelativo possível para estes motores de busca. Terá que também que certificar-se que o seu site vai de encontro com as boas práticas destes motores de busca.
Existem outras formas de promoção do site, como através da palavra passado pelos utilizadores satisfeitos como o mesmo, publicitando o site enviando emails para possíveis utilizadores, usando as redes socias e outras formas mais tradicionais de publicidade.
7.Manutenção do Site
Esta última etapa mas não menos importante, poderá ser aquela que se revela menos interessante em todo o processo de construção do site.
Se quer alcançar bons resultados com o seu site e chegar ao máximo de pessoas possíveis, é necessário certificar-se que o seu site é constantemente atualizado. A manutenção requer assim constante atenção e cuidado.
Uma sugestão é testar o seu site, não só no fim, mas a medida que o construi. Tente por o site a prova para perceber se está no bom caminho, se está a alcançar o pretendido e se de facto as pessoas mostram interesse no mesmo, no final do dia o mais importante é o que os seus clientes acham da sua plataforma que o representa a si e à sua marca.
Novos dispositivos estão sempre a aparecer no mercado, e os browsers estão constantemente a ser atualizados para acompanhar todas as mudanças do mercado.
Diariamente são lançadas novas ferramentas que poderão melhorar o seu site, assim, terá que haver uma melhoria continua constante, para tentar mantê-lo sempre a par de todas as mudanças e melhorias.
Para além destas melhorias, é necessário também produzir novo conteúdo para os utilizadores, de modo a mantê-los sempre fieis a sua marca. Um negócio não sobrevive sem os seus clientes, dai esta etapa ser tão importante para qualquer empresa.
Cada vez que acrescenta mais conteúdo ao seu site, tem que ter em mente que tem que criar conteúdo único e exclusivo da sua marca, que fará a diferença nos seus clientes, e que fará com que os mesmos lhe permaneçam fieis e que futuros clientes sejam atraídos.
Assim, como pode ver, um processo que pareciam muito complicado foi sintetizado em apenas 7 passos. Lembre-se sempre que o seu site é algo único, e será o que o vai destacar da concorrência, é a sua imagem de marca, e portante exige o cuidado necessário.